Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Papillon Viaja // Roteiro de Viagem – Barcelona (Parte 1 - Considerações Gerais)

Publicado originalmente a 15 de Abril de 2015

Olá a todos!
Espero que se encontrem bem!

Hoje venho falar-vos um pouco da minha viagem a Barcelona, uma vez que me foi pedido que desse algumas dicas de sítios a visitar bem como conselhos gerais para a viagem.

Para o post não ficar muito longo, optei por vos falar hoje das considerações gerais e, na parte 2, dos locais a visitar.
Espero que gostem!

❤ Considerações Gerais

Antes de viajar importa atender ao clima do local para o qual vão viajar. Costumo consultar o Accuweather.com para ir mais bem preparada para as férias.

Além de pensar nas roupas, importa também pensar no calçado porque, para quem, como eu, gosta de andar muito a pé e passear muito, um calçado confortável é essencial.

Como sabem, a moeda usada em Espanha é o Euro, pelo que não tive que me preocupar com câmbios de moeda. Os cartões multibanco são aceites em todo o lado e não se pagam taxas pela sua utilização.

❤ Avião e transportes

Marquei a viagem pela Ryanair, fazendo o voo Porto - El Prat. Saí de de Portugal às 6h do dia 5 de Abril e regressei às 22h30 (locais) do dia 8, pelo que deu para aproveitar muito quer o dia de ida, quer o de regresso.

Do aeroporto de El Prat saem, a cada 5 minutos, autocarros da Aerobus que nos deixam no centrozinho da cidade – na Plaça d’Espanya ou Plaça Catalunya – custando a viagem de ida e volta cerca de 10€.
A viagem dura cerca de 20 minutos.

Em cada uma destas praças, saem linhas de metro que vos deixam onde quiserem!

❤ Transportes na Cidade

A rede de metro de Barcelona é super bem organizada, e facilmente se chega aos principais pontos da cidade.

Existem várias modalidades de pagamento mas, a que me pareceu mais proveitosa – na nossa situação – foi a senha de 10 viagens que custa 9,95€. A viagem em si não tem limite de tempo ou distância, podendo-se fazer todos os transbordos necessários (até atravessar a cidade se quisermos!).
A viagem só se esgota se sairmos da estação e tivermos que voltar a entrar. A partir do momento em que entramos numa estação, podemos aceder a todas as outras estações, sem sair da linha contando, portanto, uma só viagem

(Isto pode parecer óbvio para muita gente mas, quem conhece a Linha de Metro do Porto, vai entender-me…)

Existem outras modalidades de viagem, como o Barcelona Travel Card  (para 2, 3, 4 ou 5 dias ) – mas acaba por ficar mais caro.
No total das mini-férias usei 11 viagens (o cartão de 10 viagens + 1 singular, por 2,15€) pelo que compensou comprar desta forma.

Acessos a Montjuïc

Além das linhas do metro, podemos ainda usar estas viagens para andar no Funicular de Montjuïc.

No entanto, para andar no Telefèric de Montjuïc (desde o final do Funicular, até ao topo da colina) o bilhete do metro não é valido.
Ai teremos que comprar um bilhete especifico que fica por 7,80 € a viagem única e 11.50 € o bilhete de ida e volta.

❤ Estadia

Fiquei hospedada no Hotel Confortel Bel-Art – que fica a cerca de 7-8 minutos a pé da Sagrada Família – tendo uma paragem de metro bem perto (5 minutos a pé).
O quarto em que ficamos era pequeno, no entanto aconchegante e confortável, servindo perfeitamente para o tempo de estadia.
Além disso, o hotel disponibiliza wi-fi gratuita.

Ficamos hospedados apenas com regime de estadia, uma vez que preferimos tomar o pequeno-almoço na rua (em todo o lado existem Starbucks, Dunkin’ Donuts, cafezinhos e padarias…)

❤ Comida e compras

Confesso que nestas mini-férias ignorei completamente a dieta (nas férias, tem que ser, não é?).
Fartei-me de comer bem e por todo o lado existem restaurantes com as típicas tapas. Fiquei ainda surpreendida pela grande quantidade de gelatarias e restaurantes italianos que se encontram pela cidade.

Outro sítio muito característico para se comer bem é o Mercado de La Boqueria. Além de mercadinho – onde se vende carne, fruta, legumes, Jamón… – ainda encontramos tendinhas onde vendem pratos já feitos (Paella, Wrap’s, Burritos, empadas…) e os conhecidíssimos sumos de fruta!
Deliciei-me!

Quanto a compras, confesso que não despendi muito tempo em compras – não foi com esse intuito que visitei a cidade – mas, obviamente, não podia deixar de passar pelo Passeig de Gràcia (onde encontramos lojas como Prada, Lacoste, Tommy Hilfiger, Mango...) e pela conhecidíssima La Rambla!
Além disso, na Plaça Catalunya encontramos o famoso El Corte Inglés.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de acompanhar a continuação  – locais a visitar – na parte 2!
Um grande Beijinho e até à próxima!