Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Desafios Literários de 2016 e um redondo #Fail!

Olá a todos!
Espero que se encontrem bem e que tenham tido um excelente Natal e passagem de ano!

2016 termina, motivando a realização de balanços sobre o ano decorrido, e convenhamos que, no que se refere a balanços sobre os desafios literários de 2016… deparo-me com um verdadeiro #Fail!

Em 2016, embarquei num novo desafio a nível pessoal (voltei a estudar!) e com isso, todo o meu tempo disponível para a leitura foi direcionado para as aulas, realização de trabalhos e estudo…
Isto, aliado aos projetos demasiado ambiciosos a que me propus, contribuíram para que não conseguisse, de todo, dar resposta aos mesmos.

Vamos lá, confirmar aquilo que vos digo!

Desafio Literário#1 – Aviando Calhamaços

Como o próprio nome indica, este desafio consistiu essencialmente em… aviar calhamaços, tijolos, ou o que lhe queiram chamar!
Aqueles livros com mais de 500 páginas que, por preguiça nossa, ainda não saíram da estante.
Escolhi apenas 6 livros, mas, como vão ver, não consegui ler nem um terço!

Guerra e Paz (Lev Tolstoi) – Li apenas o 1º volume ±
O Império dos Pardais (João Paulo Oliveira e Costa) Não li… O
A Montanha Mágica (Thomas Mann) Não li… O
A Vida num Sopro (José Rodrigues dos Santos) Nem cheguei perto… O
O Cemitério de Praga (Umberto Eco) – Li! P
Doutor Jivago (Boris Pasternak) Não Li! O

Desafio Literário#2 – Salta da Estante

Este desafio consistiu em ler 6 dos livros que estavam encostados na minha estante há bastante tempo… Mais uma vez, escolhi 6 livros, dos quais li… 1!

Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez) Não Li! O
1984 (George Orwell) Não Li! O
A Laranja Mecânica (Anthony Burgess) Não Li! O
A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne) Li! P
A Solidão dos números Primos (Paolo Giordano) Não Li! O
Madame Bovary (Gustave Flaubert) Não Li! O

Desafio Literário#3 – Relendo Harry Potter

Um desafio com nome auto-explicativo. O objetivo seria reler os livros da saga (exceto o 1º, que li em 2015) e dos 6 restantes li… wait for it… 1!

Harry Potter e a Câmara dos Segredos Li! Apenas este! P
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban Não Li! O
Harry Potter e o Cálice de Fogo Não Li! O
Harry Potter e a Ordem da Fénix Não Li! O
Harry Potter e o Príncipe Misterioso Não Li! O
Harry Potter e os Talismãs da Morte Não Li! O

Desafio Literário#4 –Desafio Livrada! 2016

Para quem não conhece, este desafio é promovido pelos Blog/Canal Livrada e consiste em ler livros que se insiram em 14 categorias (nas quais podemos escolher o livro) e ainda em ler um livro sugerido pelo Yuri, do Livrada.
Seguem então as categorias e as leituras realizadas (ou não!)

1 Um prémio Nobel Tinha-me proposto a ler Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, mas acabei por ler Os Peixes também Sabem Cantar, do Nobel Islandês Halldór Laxness. Lido! P
2 Um livro Russo Para esta categoria propus-me a ler Guerra e Paz, de Lev Tolstoi e, como referido, li o 1º volume. ±
3 Um cânone da literatura ocidental Para este desafio planeava ler O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes contudo, não passei nem perto. No entanto, li Cândido ou o Otimismo, de Voltaire, pelo que considero cumprido este desafio. P
4 Uma novela – Li o livro a que me propus inicialmente: A Sonata de Kreutzer, de Lev Tolstoi P
5 Um livro que não sabes por que tens A Solidão dos números Primos, de Paolo Giordano. Este livro estava também no desafio Salta da Estante e não… não li. O
6 Um autor do teu estado Como em Portugal não temos estados, resolvi ler um autor do meu distrito: o Porto. Assim, escolhi Eça de Queirós com o livro A Cidade e as Serras P
7 Um livro publicado por uma editora independente Inicialmente tinha escolhido Voss de Patrick White, publicado pela E-primatur. No entanto acabei por ler, pela mesma editora, Bambi: Uma Vida Nos Bosques, de Felix Salten P
8 Uma ficção histórica Tinha-me proposto a ler A Vida num Sopro, de José Rodrigues dos Santos, mas nem lhe peguei. O
9 Um livro maluco – 1Q84, de Haruki Murakami… Claro! O
10 Um livro que todo mundo já leu menos eu Orgulho e Preconceito, Jane Austen. Check! P
11 Um autor elogiado por um escritor de que gostas – Para esta categoria decidi ler História em Duas Cidades, de Charles Dickens (autor lido e apreciado por Tolstoi) e o desdafio foi cumprido. P
12 Um livro bobo/tontinho A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne P
13 Um romance de formação Tinha-me proposto a ler A Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, mas não consegui. O
14 Um livro esgotado Li 84, Charing Cross Road, de Helene Hanff P
15 Livro sugerido pelo Yuri O Yuri sugeriu a leitura de O Bom Soldado Svejk, de Jaroslav Hašek e eu, como boa menina que sou, li! P

Por fim,
Desafio Literário#5 – 36 Livros no Goodreads Reading Challenge

Desafiei-me a ler, em 2016, um total de 36 livros… e foi essa a meta atingida, nem mais, nem menos! Isto dá uma média de 3 livros por mês, contundo, sabendo que entre Setembro e meados de Dezembro, mal consegui pegar num livro… não está mal!

Balanços

Ora, somando a totalidade de livros inseridos em desafios, temos um total de 29 livros (lembrando que alguns são comuns a mais que um desafio) e desses li… 13,5! (Considero o Guerra e Paz meio lido, uma vez que só li o 1º volume).
Tendo lido um total de 36 livros… alguém me explica porque não completei os desafios??
Isto também acontece convosco?

Sabendo que ainda tenho uns bons meses de estudos à minha frente, irei certamente estabelecer metas bem mais contidas para 2017… incluindo apenas livros que quero mesmo ler antes de chegarmos a 2018…
A ver vamos!

E foi isto!
E vocês? Conseguiram atingir as metas a que se propuseram em 2016?
Contem-me tudo e não se esqueçam de deixar o vosso comentário!


Não se esqueçam de acompanhar o blog nas Redes Sociais

Para ficarem a par das minhas leituras não se esqueçam de me acompanhar também no
Goodreads 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário! Vou gostar de saber a tua opinião! ❤