Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

TAG // 1987 na Literatura

Olá a todos!
Tudo bem com vocês?

Hoje vim trazer-vos uma TAG (mais ou menos) que vi no Little House Of Books, o canal da Joca (que se encontra temporariamente inativado).
A TAG é muito simples e consiste apenas em falar de alguns livros publicados no ano do nosso nascimento, no meu caso 1987.

Para tornar o post mais abrangente e para me organizar melhor, resolvi criar alguns tópicos – ou categorias – que podem verificar a seguir.

Publicados em 1987 que eu já li

Norwegian Wood (Haruki Murakami)
Li este livro há vários anos e, apesar de saber que na altura gostei do mesmo, a verdade é que não me lembro de nada dele. Reli a sinopse, a ver se avivava a memória e não se fez nenhum tipo de luz. Nada! Isso significa que está na hora de o reler, certo?
No entanto, apesar de não vos poder dizer muito sobre a história (já que não me lembro e não vou transcrever para aqui a sinopse, ‘né?) fica um marco de um livro lançado em 1987, que eu já li e que é de um autor que aprecio muito.

O Diário de um Mago (Paulo Coelho)
Este é outro livro que li há muito tempo, mas, ao contrario do anterior, do qual me recordo muito bem. A minha edição tem já alguns anos, e lembro-me de reler sistematicamente este livro entre os meus 15 e 17 anos. Por alguma razão, no final da minha adolescência (e vá, de uma grande parte da minha geração), foi marcada pela curiosidade pelas temáticas ligadas ao misticismo e, por isso, era livro foi quase obrigatório para muita gente. Aliás, nesse fase li bastante Paulo Coelho… Enfim!
Ainda o tenho na minha estante, mas não penso em relê-lo tão cedo.

Publicados em 1987 que ainda não li mas quero ler

Misery (Stephen King)
Custa-me assumir, mas nunca li Stephen King. Tenho vontade, muitas histórias me chamam a atenção, mas nunca li nada dele… Uma hipótese então seria começar por este Misery, lançado poucos meses depois de eu nascer.
Este livro conta-nos a história de Paul Sheldon, um famoso escritor de romances cor-de-rosa, tornado célebre pela personagem principal das suas obras, Misery Chastain. Porém, Sheldon decide mudar o rumo da sua carreira e resolve matar Misery no ultimo volume da coleção.
É então que Paul sofre um terrível acidente de viação e é socorrido por Annie Wilkes, uma ex-enfermeira que o leva para sua casa. O que Paul não sabe é que Annie, a sua salvadora, é também a sua maior fã, a mais fanática e obcecada de todas… e está furiosa com a morte de Misery.
Se quiserem saber mais sobre o livro deixo-vos aqui o vídeo de opinião que a Tatiana Fletrin fez sobre o livro.

Outros livros publicados em 1987, por autores que quero conhecer

As Regras da Atracção (Bret Easton Ellis)
Este livro conta-nos a história de três estudantes que se envolvem num curioso triângulo amoroso. Todo o universo da boémia, das festas, das noitadas, abuso de álcool e drogas, sexo, é aqui fielmente retratado de tal forma que muitos estudantes conseguem rever-se neste cenário.
Apesar de não ter particular interesse neste livro, gostaria de ler, deste autor, o Psicopata Americano, que me parece bem interessante.

Eva Luna (Isabel Allende)
Este livro conta-nos a história de Eva – um nostálgico alter ego da autora – filha da selva, do analfabetismo e da pobreza, que luta tenazmente por conquistar o seu espaço no mundo, sem nunca perder o encanto feminino. è um livro que nos fala, no fundo, da força das mulheres...
Apesar de também não estar na minha prioridade de leituras, existem outros livros da autora, como A Casa dos Espíritos ou O Amante Japonês, que me despertam bastante curiosidade.

Publicações interessantes na Não- Ficção

Complexo De Cinderela (Colette Dowling)
Centrado na área da psicologia feminina, este intrigante estudo da psicologia causa, ainda hoje, impacto entre as leitoras. Muitas se reconhecem cinderelas ao rejeitar, inconscientemente, suas responsabilidades perante a vida e ao pensar que a solução de todos os problemas depende de encontrar o seu príncipe encantado.
Acho esta temática bastante interessante, principalmente se pensarmos que hoje, quase 30 anos depois, ainda está em voga a discussão do papel da mulher na sociedade e na sua relação com o homem.
Podem ver mais sobre este livro/tema, neste vídeo (antigo) da escritora e filosofa Liliane Prata.

Caos – A construção de uma nova ciência (James Gleick)
Este livro fala sobre a forma de compreender a complexidade crescente da natureza. Esta nova ciência estabelece a existência de ordem e padrões onde antes só o casual, o errático e o imprevisível - numa palavra, o caótico - eram observáveis.
Com uma origem profundamente matemática, a ciência do caos parte de disciplinas científicas tradicionais, reunindo diferentes tipos de irregularidades aparentemente desconexos, para responder a questões do quotidiano: como se formam as nuvens? Por que razão há remoinhos numa corrente? Como sobe o fumo?

Prémio Nobel da Literatura de 1987

Em 1987, o vencedor do prémio Nobel da Literatura foi Joseph Brodsky, de cuja obra nunca antes tinha ouvido falar. O autor escreve poesia e o prémio foi-lhe atribuído pela “autoria abrangente, imbuída de clareza de pensamento e intensidade poética".
O senhor é russo e por isso, apesar de não ser muito chegada à poesia, até fiquei curiosa para conhecer a sua obra.

Prémio Pulitzer de Ficção de 1987

O vencedor do Pulitzer para Ficção de 1987 foi Peter Taylor, com o livro Convocação para Memphis (A Summons to Memphis). Obviamente, o livro foi editado em português no ano seguinte e, depois, caiu no esquecimento pelo que, neste momento, encontrar uma edição do mesmo não será muito fácil.

Perdas Significativas no mundo da Literatura

1987 foi o ano marcado, na literatura, pela morte de Carlos Drummond de Andrade, escritor Brasileiro, conhecido pelo seu o sarcasmo, ironia e humor, bem como, paralelamente, pelo lirismo puro e profundo, a pesquisa do sentimento do mundo e revelação do seu mundo interior, atingindo a verdadeira serenidade e pureza clássicas em muitas composições. 


E foi isto!
Agora contem-me tudo, qual o vosso livro favorito do vosso ano de nascimento?
E que livros de 1987 me recomendam?

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar o vosso comentário!
Um grande Beijinho e até à próxima!


Não se esqueçam de acompanhar o blog nas Redes Sociais

Para ficarem a par das minhas leituras não se esqueçam de me acompanhar também no
Goodreads 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário! Vou gostar de saber a tua opinião! ❤