Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Update – Desafio Livrada! 2016

Olá a todos!
Espero que se encontrem bem!

Como alguns devem lembra-se, propus-me no início deste ano a uma série de desafios literários, sendo um deles o Desafio Livrada! 2016. Assim, neste post, falei-vos de que leituras pretendia fazer para esse desafio.

Meio ano se passou e hoje trago-vos uma atualização do desafio: falar-vos do que já li e de algumas mudanças na minha listinha inicial.

Para quem não conhece, este desafio é promovido pelos Blog/Canal Livrada e consiste em ler livros que se insiram em 14 categorias (nas quais podemos, obviamente, escolher o livro) e ainda em ler um livro sugerido pelo Yuri, do Livrada.

Vou, portanto, falar-vos das categorias e mostrar-vos o que pretendia ler, o que efetivamente li e o que ainda me falta ler.

Vamos lá?

1 Um prémio Nobel –  Ainda não li
Para esta categoria selecionei inicialmente o ‘Cem Anos de Solidão’ de Gabriel García Márquez, por ser um livro que tenho quieto na estante há muito tempo. Apesar de haver uns quantos, também de Nobel, que me suscitam muita curiosidade, acho que me vou manter fiel à minha escolha inicial.

2 Um livro Russo Em andamento
Para esta categoria selecionei o ‘Guerra e Paz’ de Lev Tolstoi e estou a lê-lo, devagarinho. Não porque o livro seja cansativo ou chato – nada disso! – mas porque durante o dia, para levar na carteira, opto por livros mais leves (de peso mesmo!) e o ‘Guerra e Paz’ acaba por ficar muitas vezes esquecido na mesinha de cabeceira.

3 Um cânone da literatura ocidental Ainda não li
Para esta categoria escolhi ‘O Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha’, de Miguel de Cervantes. Li, no ano passado ‘O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha’ e pretendo, este ano, retomar a saga de Dom Quixote.
Quando terminar o ‘Guerra e Paz’ logo se vê.

4 Uma novela Lido!
Para esta categoria selecionei ‘A Sonata de Kreutzer’ de Lev Tolstoi e li-o no mês de Março.

5 Um livro que não sabes por que tens Ainda não li
Para esta categoria selecionei ‘A Solidão dos números Primos’ de Paolo Giordano que tenho na minha estante desde 2009 (apenas!) e ainda não li. 
Ainda é o livro que pretendo ler para esta categoria... a ver vamos!

6 Um autor do teu estado Lido!
Como em Portugal não temos estados, resolvi ler um autor do meu distrito: o Porto. Assim, escolhi Eça de Queirós com o livro ‘A Cidade e as Serras’ que li em Março.

7 ♥ Um livro publicado por uma editora independenteAinda não li
Aqui escolhi o ‘Voss’ de Patrick White, a ser publicado pela E-primatur e, apesar de terem adiado o lançamento do livro, ainda é o que pretendo ler para esta categoria. Se eventualmente me sobrar um tempinho (duvido!) lerei o Mein Kampf’ de Adolf Hitler, publicado pela mesma editora.

8 ♥ Uma ficção históricaAinda não li
Para esta categoria propus-me a ler ‘A Vida num Sopro’ de José Rodrigues dos Santos. Sempre gostei muito deste autor, mas cheguei a um ponto em que ele escreve mais rápido do que aquilo que consigo ler e, por isso, tenho vários livros dele em atraso. Deste modo vou manter a minha escolha e tentar ler, até ao final do ano, ‘A Vida num Sopro’.

9 ♥ Um livro malucoAinda não li
Para esta categoria tinha pensado inicialmente em ler ‘1Q84’ de Haruki Murakami porque sempre gostei muito da obra do autor e quis inclui-lo neste desafio. No entanto, li no mês passado o livro A Peregrinação do Rapaz Sem Cor e não achei que encaixasse na categoria de livro maluco. Apesar de ainda estar nas minas metas ler o 1Q84, não sei se, este ano, vou ter disponibilidade para me dedicar ao mesmo. 
Talvez acabe por optar por outro livro, a ver vamos...

10 ♥ Um livro que todo mundo já leu menos eu Lido!
Para esta categoria elegi ‘Orgulho e Preconceito’ de Jane Austen, e gostei muito. Li-o durante o mês de Maio.

11 ♥ Um autor elogiado por um escritor de que gostasAinda não li
Neste tópico escolhi ‘História em Duas Cidades’ de Charles Dickens – autor lido e apreciado por Tolstoi – mas ainda não li o livro. Mantém-se nas minhas metas e é o livro que continuo a preferir para esta categoria.

12 ♥ Um livro bobo/tontinho Lido!
Para esta categoria escolhi ‘A Volta ao Mundo em 80 Dias’ de Júlio Verne. Tinha já lido este livro há muito tempo e, apesar de ter gostado da releitura, percebi que a minha memória em relação à historia estava péssima. Apesar de ser considerado por muitos um clássico, eu acho o livro meio tontinho mesmo…
Li-o em Fevereiro.

13 ♥ Um romance de formação Lido!
Para esta categoria escolhi inicialmente ‘A Laranja Mecânica’ de Anthony Burgess. No entanto, acabei por ficar com imensa vontade de ler ‘O Grande Meaulnes’ de Alain-Fournier e resolvi inseri-lo nesta categoria.
Li-o em Maio e tem resenha aqui.
Contudo ainda pretendo ler ‘A Laranja Mecânica’ até ao final deste ano.

14 ♥ Um livro esgotado Lido!
Para esta categoria selecionei inicialmente o livro ‘Rebecca’ de Daphne du Maurier, até perceber que o livro não está esgotado… está esgotadíssimo!
Resolvi então ler o ‘84, Charing Cross Road’ de Helene Hanff que, apesar de algo difícil de encontrar, consegui adquirir e ler.

E finalmente,
15 ♥ Livro sugerido pelo YuriLido!
Para esta categoria foi-nos proposto ler 'O Bom Soldado Svejk' de Jaroslav Hašek.
No mês de Abril, o Yuri organizou ainda uma leitura conjunta e, aproveitando as férias, foi nesse mês que li este livro. Adorei!

E foi isto!

Fazendo um balanço geral deste desafio temos que, de 15 livros para 15 categorias: 7 são lidos, 7 são não lidos e um está em andamento.
Nada mal, certo? Certo! O pior mesmo é pensar que os restantes desafios para este ano estão todos estagnados, mas tudo bem…

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar o vosso comentário!

Um grande Beijinho e até à próxima!


Não se esqueçam de acompanhar o blog nas Redes Sociais

Para ficarem a par das minhas leituras não se esqueçam de me acompanhar também no
Goodreads 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário! Vou gostar de saber a tua opinião! ❤