Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Leituras do Mês #1 // Outubro 2015

Olá a todos!
Espero que se encontrem bem!

Hoje venho falar-vos dos livros lidos ao longo do mês de Outubro.

Outubro foi um mês muito particular uma vez que as minhas leituras foram, maioritariamente, temáticas. Isto porque, como sabem, Outubro foi o Mês do Horror.

O primeiro livro que li propositadamente para o Mês do Horror foi Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street contudo, conclui a sua leitura em Setembro, pelo que não irei falar dele neste post.

Vamos então às leituras de Outubro?



 O Retrato de Dorian Grey (Oscar Wilde)

Este livro conta a história de Dorian Gray, um jovem invulgarmente belo e gracioso que é retratado em tela pelo seu amigo pintor Basil Hallward.
Numa das sessões de pintura, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer.
Perante a beleza do retrato pintado, Dorian lamenta o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, desejando que pudesse, em vez de si, ser o quadro a envelhecer.
Num determinado momento, Dorian percebe que o seu pedido foi atendido, começando a usufruir da sua eterna juventude, perseguindo uma vida libertina e de experiências amorais.
Contudo, como em todas as escolhas, existe sempre um preço a pagar…
Este foi o primeiro contacto que tive com a escrita de Oscar Wilde e posso afirmar que fiquei muito curiosa para ler mais do autor.
Este livro foi já resenhado neste post.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos (Washington Irving)

Adquiri este livro com o intuito principal de ler o conto ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ (já resenhado neste post). No entanto, nesta minha edição estão ainda reunidos os contos ‘ Rip Van Winkle’ e ‘A Lenda Do Astrólogo Árabe’ de que também gostei.

Apesar de já conhecer, pelas diversas adaptações realizadas, a história do ‘Cavaleiro Sem Cabeça’ nunca tinha lido nada de Washington Irving.
Devo dizer que a sua escrita não me prendeu imediatamente mas, por se tratarem de contos curtos (belissimamente ilustrados e numa edição lindíssima em capa dura), a leitura fluiu bem.

A Árvore de Halloween (Ray Bradbury)

Nada melhor do que este livro para entrar realmente no espirito da época.
Neste livro acompanhamos a história de Tom Skelton e dos seus amigos enquanto tentam encontrar Pipkin – um amigo do grupo que, por alguma razão, faltou às festividades da Noite de Halloween.
Para encontrarem o seu amigo, eles são guiados através dos tempos por Mr. Moundshroud, uma estranha figura que lhes vai mostrar as origens do Halloween e resgatar o real significado da celebração.
Apesar de ter um toquezinho mais juvenil, gostei de ler este livro e conhecer um pouco mais da história do Halloween. Além disso, a escrita de Bradbury é cativante.
Este livro foi já resenhado no blog, neste post.

Antologia de Contos e Poemas (Edgar Allan Poe)

Mês do Horror, não é Mês do Horror sem Poe. Por essa razão resolvi, durante do mês de Outubro, ler alguns dos seus contos.
Apesar de ter já uma edição contendo Todos os Contos do autor, optei por ler, este mês, todos os contos e poemas reunidos nesta edição, bem como os textos de apoio.

Apesar de já ter tido, anteriormente, contacto com a obra do autor, gostei desta antologia, uma vez que me permitiu aprofundar um pouco mais o meu conhecimento, quer a nível dos contos, quer a nível dos poemas.

Os Mutilados (Hermann Ungar)

Este foi o último livro lido do mês de Outubro e, apesar de não ter o ter lido propositadamente para o Mês do Horror, este livro deixou-me com um friozinho no estômago…
Neste livro é-nos contada a história de Franz Polzer, um homem de alma triste, constantemente atormentado por recordações do seu passado e que procura viver uma vida o mais metódica possível. Sem surpresas, sem imprevistos…
Até ao dia em que, um determinado acontecimento faz com que Polzer sinta que perdeu o controlo da sua ‘ordem’.
Pretendo resenhar este livro em breve uma vez que foi uma leitura que me deixou a maturar por vários dias…

E é isto!
Foram estes os meus livros lidos de Outubro. Cinco livros… não está mal, mas podia ter sido bem melhor, tendo em conta que se tratam de livros relativamente curtos!
E vocês? Que leituras realizaram este mês? Deixem tudo nos comentários porque vou adorar saber!

Um grande Beijinho e até à próxima!


Não se esqueçam de acompanhar o blog nas Redes Sociais

Para ficarem a par das minhas leituras não se esqueçam de me acompanhar também no
Goodreads 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário! Vou gostar de saber a tua opinião! ❤