Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Li // O Leão de Oz de Gregory Maguire

Publicado originalmente a 22 de Setembro de 2014

Olá a todos!
Espero que se encontrem bem!

Hoje trago-vos mais uma resenha de um livro, desta vez de ‘O Leão de Oz’ de Gregory Maguire.

Este é o terceiro livro da série The Wicked Years, sendo precedido pelos títulos ‘A Bruxa de Oz’ (Wicked) e ‘O Herdeiro de Oz’ (Son of a Witch).


A história começa aquando de uma Guerra Civil em Oz, num momento em que Yackle – uma velha oráculo – se prepara para abraçar a morte, sem sucesso.
Enquanto espera pela sua morte recebe a visita de Brr – um Leão Cobarde – que procura informações sobre o Grimmário – o livro mágico misteriosamente desaparecido.

Em troca dessas informações, Yackle pede a Brr que lhe conte sobre a história da sua vida, para perceber se pode, ou não, confiar nele.

A maior parte da narrativa desenrola-se assim… com Brr vagueando pelas suas lembranças, desde a sua infância até chegar ao momento presente, em que se encontra com Yackle.



Isto seria tudo muito interessante, não fosse a maioria deste conteúdo completamente desnecessário e não correspondesse a cerca de 2/3 do livro.
Além disso Brr é um protagonista sem graça, sem uma história particularmente interessante e que chega a tornar-se chato.

Grande parte da história é arrastada, contando pormenores desnecessários sobre assuntos que nada acrescentam à narrativa, enquanto outras partes, significativamente mais importantes, passam (literalmente) em três páginas.

Como vem referido no próprio livro ‘Na verdade, nada na sua vida valia a pena ser recordado. Cada reviravolta prometera uma recompensa e revelara um fracasso.’

A maior parte deste livro é completamente independente dos volumes anteriores, abrindo-se a excepção já na parte final do livro quando – qual momento de epifania – aparece a Trupe do Relógio do Dragão do Tempo e finalmente nos são dadas algumas informações: Onde pára o Grimmário, porque é que Yackle não consegue morrer e o que aconteceu a Nor.

Não deixam no entanto de existir uma série de pontas soltas, provavelmente a serem resolvidas no quarto e último volume da série – Out of Oz, ainda não traduzido para português.

Em suma, esta leitura demorou muito mais tempo do que inicialmente se fazia prever e dei por mim várias vezes com preguiça de pegar no livro.

O final do livro voou e li (as últimas 100 páginas) praticamente sem dar por isso, daí considerar realmente uma pena o início ser tão sem graça e enfadonho.



Não sei para quando está previsto o lançamento do quarto volume em português mas, irei com certeza querer ler, para dar um término a esta Aventura.

Agora contem-me, já tinham lido este livro? O que acharam?

Espero que tenham gostado do post!
Um grande Beijinho e até à próxima!


Não se esqueçam de acompanhar o blog nas Redes Sociais
Facebook  Bloglovin  Instagram


Onde adquirir o livro 'O Leão de OzVer aqui.
Volumes Precedentes: 
❤ A Bruxa de Oz 
O Herdeiro de Oz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário! Vou gostar de saber a tua opinião! ❤